É quase impossível imaginar que, infelizmente, poucos lembram do melhor filme da história do cinema. É um verdadeiro show cinematográfico. Com Orson Welles - como roteirista, como diretor e como ator - , obviamente não poderia ser diferente. E vale lembrar que esta obra ganhou apenas um Oscar De Melhor Roteiro Original, o que é muito pouco para um filme com um peso enorme.
No entanto, no primeiro ato, o filme estabelece uma rapidez ao apresentar para o espectador o que de fato Welles quer nos mostrar. Isto poderia ser um ponto negativo, pois diálogos muito acelerados podem causar uma confusão muito grande ao espectador. Mas Welles faz isto muito bem com a Ajuda da Montagem de Robert Wise - que comentarei mais ao longo da Crítica - .
Contudo, se tem algo que posso destacar nesta obra-prima, é justamente sua cinematografia. Do início ao desfecho, a direção de fotografia usa planos mais abertos para dar um clima de mais amplitude ao longa e, ao mesmo tempo, ao espectador - além de sua iluminação ser fantástica - . Os figurinos de seus personagens contracenando com as cores preto e branco dão uma sensação de um vazio muito grande.
Mas esse vazio que citei, num ponto de vista estrutural, é bastante preciso para que o longa flua de uma forma melhor.
Levando em consideração o que citei anteriormente - o fato do primeiro ato ser muitíssimo rápido - , é recompensado pelos dois últimos atos. Desenvolve seu protagonista de uma forma espetacular, junto a montagem de Robert Wise. E isto valoriza muito o roteiro, a Montagem - que já citei algumas vezes anteriormente - e a mise-en-scène do longa.
Orson Welles é sem dúvidas um dos maiores atores da história do cinema. E como ator é soberbo ao ponto de esbravejar como um político, que é justamente o personagem que ele interpreta, o Charles Foster Kane. Ele dá vida à um personagem que poderia ser deixado de lado, mas Welles faz uma performance fantástica e com muita veracidade.
Acho que é justo dizer que Cidadão Kane, é um clássico. Digamos que Welles era, sem dúvidas, um gênio que não é muito lembrado nos dias de hoje. Cidadão Kane é um filme que nos deixa encantados com sua estrutura narrativa e que não deixa a desejar em momento algum.
E se, Cidadão Kane é o melhor longa-metragem de todos os tempos, merece todos os aplausos e uma boa assistida.
Comments