Apostando num longa que envolve ficção e ao mesmo tempo nossa triste realidade como políticos corruptos, racistas, homofóbicos e até apoiadores de ditaduras, Gabriel Martins, também conhecido por outros projetos brasileiros como Contagem, Nada, Fantasmas e O Nó do Diabo, desta vez aposta em mais um drama, porém com alguns toques do roteiro em relação a sua premissa. O curioso é que nesta ocasião em Marte Um, vemos e sabemos o real motivo do que está posto em cena e o que tais elementos significam para o filme e para o expectador.
No entanto, temos um trabalho sublime dos roteiristas (Gabriel Martins e Renato Novaes), deixando o protagonista Deivinho, interpretado por Cícero Lucas, bastante relaxado no primeiro ato com seus atributos, suas qualidades e suas falhas que não interferem de forma alguma no desenvolvimento da trama. Ainda em seu primeiro ato, o roteiro nos apresenta a família que é a grande protagonista do filme, de forma que seus atributos são encaixados perfeitamente de forma que cada um tenha seus momentos em tela. Camila Damião é brilhante ao dar vida à uma personagem com tanta maestria por ela e principalmente pelo roteiro. E o grande personagem da trama que ganha seu protagonismo, Wellington, interpretado por Carlos Francisco, é seco, humilde, simples e que deixa a narrativa mais quente e mais comovente por sua atuação divina.
Um filme não pode ser agradável ao público sem montagem, edição de efeitos sonoros e principalmente a fotografia, que neste longa se faz presente em todos os momentos e é em todos os sentidos, fundamental. Fundamental para que as cenas fluam da melhor forma possível. Por outro lado, a fotografia com planos gerais em momentos que nós deveríamos ficar mais próximos ao filme, nos deixa mais afastados dos diálogos entre os personagens (protagonistas e secundários). Mas como nem tudo consegue ser perfeito, o filme se deixa levar por esse fator. Entretanto, a escolha da direção de arte ao deixar suas referências e segredos por meio do design de produção, contribui muito ao desenvolvimento da trama e da mise-en-scéne.
Marte um é um filme com detalhes e viés de ótima projeção, com seu roteiro minucioso e que veio para ficar. É um longa com bastante discernimento e feito com afinco e que provavelmente irá te surpreender.
Comments