top of page

Texto - O Porquê da Crítica Cinematográfica

  • Writer: Gabriel Sousa
    Gabriel Sousa
  • Dec 12, 2024
  • 3 min read

É indubitavelmente válido pensarmos em como as nossas experiências numa sala de cinema, ou em qualquer outro local, mas apreciando um belo filme, criarmos certas interrogações em nossa mente para desvendarmos e decifrarmos o porquê de termos sentido tais emoções. Isto deve-se ao fato de um movimento de câmera – como, por exemplo, travellings –, uma fala de algum personagem cujo papel é preciso e fundamental para a trama se desenvolver, ou simplesmente nos perguntarmos também sobre tal objeto inserido no cenário de uma cena, que pode ser, sim, algo extremamente importante para aguçarmos a nossa curiosidade.

 

Pois bem, este é, sem dúvidas, um dos principais pontos de o porquê da crítica cinematográfica ser um instrumento de muito valor – e que, uma boa parte dos espectadores, o deixam de lado –. A verdade, é que o dever do crítico não é somente deduzir que tal filme é ‘’bom’’, ‘’ruim’’ ou até expressões utilizadas por muitos, como ‘’gostei’’, ‘’não gostei’’, ‘’poderia melhorar’’ etc. E neste caso, vemos a incapacidade de tal sujeito, pois, sem dizer, citar ou escrever os motivos de tal cena ser positiva ou negativa para o filme. A um espectador comum, isto não chega a ser tão relevante. Aos verdadeiros críticos, que estão assistindo a um filme com o propósito de analisá-lo, é absurdamente fútil usar tais argumentos citados anteriormente.

 

Ao justificar, contudo, é importante ressaltar que a justificativa deve ser com base nos tais sentimentos que o espectador teve, mas não sabe o real motivo de sentir aquilo naquele instante. Por isso, este é exatamente o principal dever do crítico. Pois o cinema, além de ser, em alguns casos, um momento descontraído, lembremos que ele é arte, a sétima arte. Não é simplesmente uma ocasião para apenas relaxar. Afinal, há filmes de inúmeros gêneros. Cujos gêneros podem nos tocar de alguma forma, além de nos tirar diversas emoções, como medo, pavor, humor, aflição, reflexão, dentre outros.

 

Ao captar nossos mais fortes sentimentos, o cinema é claramente digno de se apreciar; e, consequentemente, o crítico desta belíssima e extraordinária arte, merece esta tal dignidade igualmente. E confesso que, como um crítico cinematográfico, meu apreço é ímpar. Não há nada que supere uma ótima imersão fílmica, juntamente com uma bela análise – seja ela positiva ou negativa, afinal, nem sempre veremos uma obra-prima. E nesses casos, é também de extrema importância lidar com filmes médios ou ruins. Algo que completa esta bela profissão que, com o passar dos anos, vem se perdendo destaque, infelizmente.


E para captar tais sentimentos, é sempre relevante relembrarmos que para isto é preciso conhecer, interpretar e aplicar conhecimentos em relação às sete camadas do cinema. Ao juntar suas deduções sobre um pouco de cada elemento, seja técnico ou visual, o crítico deve ter em mente que ser um crítico desta área não é somente analisar estes elementos, basta apenas sentir suas emoções, de um ponto de vista similar ao do espectador. Pois lembremos que o crítico não deixará de ser um espectador, mas que através dele, todos os elementos do longa-metragem serão decifrados, fazendo com que assim haja uma espécie de diálogo do crítico com o leitor - que, por conseguinte, será um mero espectador.

 

Então, concordemos que a crítica cinematográfica é, em suma, um trabalho esplendoroso, sobre uma igualmente arte sublime. Esperamos que as novas gerações reconheçam a tão querida sétima arte. Sem contar que ao analisar um filme, o crítico deve ter, sobretudo, um ótimo senso crítico visual. E esta é sua maior qualidade.

 

 

 
 
 

Comments


Post: Blog2_Post

84996141813

Formulário de inscrição

Obrigado(a)

©2022 by Cine Se7e. Proudly created with Wix.com

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
bottom of page