top of page
Search
Writer's pictureGabriel Sousa

Triângulo Da Tristeza - Crítica: 3/5

Com um tema bastante curioso - digo desde já que vou repetir esta palavra várias vezes ao longo da crítica - e com uma premissa excelente, Ruben Östlund tenta nos mostrar o que é tentar se recuperar de uma tragédia. E em duas horas e vinte e sete minutos de duração, faz isto de uma forma bastante intercalada.


Escrito e dirigido por Ruben Östlund, Triângulo Da Tristeza tenta deixar seu roteiro, a partir do primeiro ato, bastante curioso ao espectador. Usa artifícios nos diálogos entre os personagens para solucionar alguns problemas da narrativa e do roteiro de Östlund. Algumas falas, algumas partes do primeiro diálogo do longa, fazem de seu conteúdo mais enigmático do que cômico.


Além de seu roteiro nos dar algo a mais no primeiro ato, a cinematografia de Fredrik Wenzel é uma forma de estabelecer um clima totalmente distinto do que o início do longa tentava nos mostrar. Isto é considerado um ponto positivo, pois a partir disso, o espectador sente como se estivesse naquele navio e convivendo com aqueles personagens.


Um filme com seus momentos cômicos sempre dá espaço para uma boa relação com o espectador. E nesta obra, quando há cenas deste tipo, são favorecidas pela trilha sonora de Mikkel Maltha e Leslie Ming. Esse fator é definitivamente importante, tanto para o humor, quanto para outras emoções.


No entanto, no clímax do segundo ato - quando há a virada para o terceiro - , há o grande acontecimento que vem a ser fundamental para o desenvolvimento da trama. E esse acontecimento junto a cinematografia - que já citei - e o design de produção, favorece a mise-en-scène do longa. Deixando o espectador cada vez mais perto do filme. Porém, isto não é o bastante para deixar o longa mais tenso e interessante. Infelizmente, ao chegar no terceiro ato, o filme se perde totalmente.


Há inúmeros fatores para essa quebra de clima. Tudo caminhava perfeitamente bem, mas retrocede deixando o filme vazio, com muita falta de coerência em certos momentos, o que deixa a obra muito enfraquecida.


Em suma, Triângulo Da Tristeza é um filme que o espectador espera-se muito dele, mas que no desfecho encerra-se sem deixar claro o que o longa quer transmitir ao espectador. Triângulo Da Tristeza é um longa complexo, enigmático e que deve muito à coesão.



7 views0 comments

Recent Posts

See All

Crônica - Um Jovem Excêntrico

CRÔNICA – UM JOVEM EXCÊNTRICO   Por uma simples história, é válido dizer que o tempo em que se gasta para ouvi-la, é totalmente...

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page